Separadores

8 de março de 2013

Dia da Mulher


Eu peço desculpa pelo que vou escrever, a ver ainda vou ferir a susceptibilidade de alguém, sim porque eu até compreendo a ideia deste dia, mas porra, andamos a "comemorar" o dia em que morreram 130 mulheres queimadas, e tudo pela "causa".
Será que eu sou a única a pensar que, infelizmente, isto é errado, é mesmo muito errado?!?!


7 comentários:

  1. Não sei s eo meu outro comment ficou por isso ca vai:
    Hoje recorda-se a luta pela emancipação feminina, não se comemora a morte de mulheres...tal como consta no link que colocaste...Embora no que respeita a emancipação não haja muito a celebrar em relação a muitas mulheres...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Framboesa, tal como escrevi eu até compreendo a "ideia" do dia, o que me custa a compreender é que por detrás deste dia de emancipação esteja a história da morte de 130 mulheres, a ver foram mais 130 mulheres a juntar a muitas outras.
      Porque raio é que a humanidade só da atenção a certos tipos de assuntos depois de uma desgraça.
      Mas afinal onde é que está a nossa emancipação?!?
      Muitas mulheres continuam a morrer todos os dias, seja nas mãos companheiros/maridos, ou até mesmo a trabalhar, continuamos a sofrer de descriminação no trabalho, continuam a ser presas fáceis para os cartéis sexuais, continuamos a ser vistas como meros objectos.

      A ver muitas de nós continuamos a trabalhar essas 16h (com 2 ou 3 trabalhos diários), só para conseguirmos colocar um prato, de nada, na mesa.

      Essa emancipação não existiu na sua totalidade, ela apenas está disfarçada pelo "ideal de mulheres do Séc. XXI", a maior parte das mulheres continuam apenas a ter um pequeno cheiro daquilo que devia ser realmente chamado de emancipação.

      Eliminar
    2. Não discordei em ponto nenhum de ti...Apenas discordo quando dizes que estamos a celebrar a morte de mulheres...eu pessoalmente não celebro a morte de mulheres, e desconheço quem o faça.

      Mas dou-me ao luxo de celebrar o facto de devido a tantas outras mulheres que se mexeram EU ter a hipótese de estudar e ter uma vida equivalente á de qualquer homem.Estou a falar de MIM. Que não sou abusada, nunca fui traficada e sempre fui tratada como igual.

      Infelizmente nem todas as mulheres o podem dizer, mas se EU o posso dizer, se "celebrar" este dia nem que seja mentalmente, faço a minha pequena homenagem...como que a dizer: Miudas, pelo menos EU consegui...e espero que cada vez mais mulheres o consigam para que a vossa morte não tenha sido em vão.

      Como é óbvio, quem sente que não tem nada a celebrar, não celebra claro...Infelizmente há milhões de mulheres que nada têm para celebrar ou recordar neste dia pq a emancipação nem sequer se chega a colocar... :( Secalhar mais valia não se falar nisso neste dia e deixar andar...secalhar mais vale ir falando e as poucas migalhas que se vai atingindo já servem para alguma coisa! Desde que se criou este dia muitos programas foram criados associados ao mesmo...não te atingem a ti nem milhões de mulheres, mas se atingirem 20, 100 mulheres, já valeu a pena a criação deste dia ou não?

      beijinhos e bom fds :)

      (p.S. adoro estas caveirinhas aqui ao lado, fazem-me sempre sorrir!)

      Eliminar
  2. Percebo as duas partes e confesso a minha ignorância quanto à escolha do dia. No entanto, ao contrário de outros dias que acho uma estupidez, como o dia dos namorados, penso que o dia da mulher ainda é importante, porque há muito a fazer no caminho da igualdade!

    ResponderEliminar
  3. Eu já sabia disso e hoje tive uma palestra onde uma pessoa (que estava a ouvir) disse exactamente o mesmo que tu.
    A resposta da pessoa que estava a dar a palestra (e que eu concordo) foi que não é comemorar.
    O Dia da Mulher já iria existir por causa de todas as conquistas e etc no âmbito da igualdade de direitos. O dia escolhido foi este como forma de homenagear essas mulheres, trabalhadoras nova-iorquinas que lutavam pelos salários iguais aos dos homens e que morreram num incêndio por terem sido fechadas dentro da fábrica (esta parte já não sei se foi acidental ou se foi propositada). Por isso acho que faz todo o sentido comemorar-se o dia da mulher neste dia. Caso contrário, provavelmente a sua história não seria conhecida em todo o mundo :)
    No entanto, percebo a tua opinião e respeito :)

    ResponderEliminar
  4. Quanto a mim não se comemora a morte delas, mas sim a luta delas e d'outras mulheres pelos mesmos direitos que os homens sempre tiveram.Lembra-te que as mulheres não votavam, as mulheres sempre foram inferiorizadas, ainda hoje são em muitos paises.
    Ainda há muito a fazer pela igualdade dentro das diferenças que existem entre nós, homem/mulher.
    Viva a todas as mulheres que lutam, que trabalham, que são mães, enfim todas, nas suas diferentes formas de vida!
    E para ti tambem...

    ResponderEliminar
  5. Vendo por esse lado, sim é. Mas depois há outros lados... Eu só não festejo mt porque é um dia igual aos outros. Mas confesso que há sempre um jantarzinho pois é uma excelente oportunidade para reunir as amigas todas * :D

    ResponderEliminar