Separadores

1 de junho de 2011

TDC - Transtorno Dismórfico do Corpo

Nunca tinha ouvido falar deste termo, mas ontem estava a ver True Life, e falavam deste termo TDC...

"A dismorfofobia, também denominada transtorno dismórfico corporal ou síndrome da distorção da imagem, é um transtorno psicológico caracterizado pela preocupação obsessiva com algum defeito inexistente ou mínimo na aparência física.[1] Esta fobia de ter um aspecto anormal é observada com mais frequência nos adolescentes, de ambos os sexos, estando relacionada com as transformações ocorridas na puberdade. Pode ocorrer também em adultos ( neste caso com mais frequência em mulheres, embora homens também sejam acometidos)[1]"
Fonte 

Fiquei impressionada ao ver como Mulheres lindas, se viam como sendo monstros (uma delas era modelo - se fosse muito feia, não era modelo de certeza).... e como muitas se viravam para a cirurgia plástica, para alteraram aquilo que era perfeitamente normal, mais que mesmo depois de alterarem o nariz ou o peito, etc, continuavam com o mesmo problema.

Eu compreendo perfeitamente a parte de não me sentir bem com alguma coisa no meu corpo, eu pró+ria tenho partes do meu corpo que não gosto, mas ao ponto de me atirar de cabaça para uma cirurgia plástica como se isso fosse alterar toda a minha percepção, acho demasiado extremo.
E vocês, conheciam esta patologia?

3 comentários:

  1. Conhecia, e acho que fizeste muito bem em falar nela aqui. É de facto extremista, se observar-mos bem, reparamos que conhecemos um ou outro caso desta patologia em certas celebridades, ou até mesmo a vizinha do lado.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Já conhecia...até falei nisso num post
    http://beautyfashionlounge.blogspot.com/2011/05/hot-skinnies.html

    ResponderEliminar
  3. Olá Rosa: A verdade é que não conheço muito sobre ela, mas que a achei extremista achei... é que as pessoas perdem mesmo a noção daquilo que são. bjs

    Beauty: Obrigado por colocares o link, eu vou dar uma vista de olhos, é que gostava mesmo de saber mais... bjs

    Bjs lindas

    ResponderEliminar